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Quando você era criança, com certeza cometia muitos erros, correr com brinquedos na mão e se machucar, brincar na chuva e depois ficar resfriado, deixar os brinquedos espalhados pelo quarto e depois pisar em uma pecinha.


Com o passar do tempo, os erros foram diminuindo sabe porquê? Por que você lembrou que correr com brinquedos na mão podia ser bem ruim, que brincar na chuva sem um banho quentinho depois rendia alguns dias sem sair de casa, e deixar os brinquedos espalhados era uma das piores dores que sentiria na infância. Isso se chama APRENDIZADO!


Um dos maiores bloqueios quando trabalhamos o processo de coaching com nossos clientes é o medo de errar, o medo da opinião dos outros.


Hoje, já adultos, após tantos erros, não damos um passo sem antes nos certificarmos que não vamos pisar em nada que nos possa causar desconforto. Queria te fazer um convite: tente se lembrar de como era divertido correr com um aviãozinho na mão fingindo que estava voando, brincar na chuva com seus amigos dando muitas gargalhadas, e deixar sua imaginação correr com os brinquedos espalhados. Te convido a ser criança de novo e tirar aqueles seus planos do papel e colocá-los em prática.


Nós podemos dizer que esse é um dos motivos por que o marketing na sua academia não funciona: você vive com medo de errar.

É como falamos na Teoria do V. Você não aproveita os vales para se desenvolver;


Aquele treino que você sempre quis ter na sua academia, dar mais confiança a um colaborador promissor, delegar alguma função que te consome, escutar seus alunos, engajar sua equipe, pedir ideias para seus colegas, SEM MEDO DE ERRAR. Entenda, não te digo para pensar em qualquer coisa aleatória e fazer de qualquer jeito só pra fazer algo, não precisa nem perguntar se dessa forma você vai errar, certo?! Ponha em prática aquilo que você sempre pensou, que já planejou, mas teve insegurança em pôr em prática, aquela ideia que você sempre teve no fundo de sua mente, mas o medo de julgamentos ou de errar tenha te bloqueado. E mesmo que você erre, tenha certeza de que você tentou e agradeça seu erro, porque é ele que vai te fazer acertar da próxima vez! Espalhe seus brinquedos e vá brincar na chuva!


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Giulia Russo

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Hoje faremos algumas reflexões que podem te ajudar a entender o seu negócio.

Primeiro de tudo, você sabe o que você vende? Você vende exercício físico ou resultado? Modalidade ou bem-estar? Seus colaboradores cumprem o propósito do seu negócio? Você sabe como estão as suas aulas? Você sabe se seus clientes estão satisfeitos?

Vemos muitas academias apontando o atendimento como diferencial, mas você sabe se seus clientes concordam com isso? Você sabia que dar “bom dia” não é ser diferenciado, a diferença em atendimento é, mesmo à distância, você lembrar do seu cliente e ele se sentir importante, e que continua recebendo o que ele comprou.

Diferencial em estrutura não é ter chuveiro, mas sim proporcionar um espaço para que as crianças brinquem enquanto os pais treinam.


É importante que você tenha métodos na sua academia para que a equipe saiba como vender para seu público.


Não foque apenas em ter o melhor e mais novo aparelho do mercado (entenda: isso é muito bom e agrega valor), mas muitas academias com aparelhos obsoletos entregam resultados, entregam um atendimento próximo ao seu cliente. Permanecem firmes em seu propósito dentro e fora da academia. Por isso, a maioria daqueles alunos nem pensam em procurar outra academia, sentem que sua causa, seu pedido de ajuda é uma prioridade da academia.


Saiba como fazer seu cliente se sentir um cliente VIP com a criação da empatia


Hoje estamos em um momento de distanciamento, e o que você tem feito de efetivo para se aproximar de seus clientes? O que você vende hoje? Você entrega resultados mesmo com seu aluno em casa? Você compraria o que você vende? Mesmo?


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Giulia Russo

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Uma grande dificuldade que encontramos na gestão das academias é o entendimento de quem ela é.

Imagine sua academia e como ela deve ser idealmente. Vamos personifica-la um pouco, dê adjetivos à personalidade dela, como ela é fisicamente; descreva como ela fala com as outras pessoas (alunos), como ela trata a equipe dela e como a equipe responde à isso.

Agora, da maneira que ela é atualmente, as ações que você faz, o jeito que você trata seus alunos e equipe hoje, imagine a personificação de sua academia em uma festa em que ela só conhece uma parte das pessoas. Como as pessoas que ela não conhecem a definiriam? Como elas a vêem? Seja realista, se ponha no lugar dessas pessoas. Elas entendem a linguagem dela? Dão os mesmo adjetivos que você pensou anteriormente?

Se não, está na hora de ajustarmos o POSICIONAMENTO da sua academia!

Como você já deve saber, quando se está em posição de liderança, não pode se levar por vontades ou pontos de vistas vaidosos ou orgulhosos só porque a ideia não veio de você. Mas sim, reconhecer grandes ideias de onde quer que venham, e se adaptar a situações que você não imaginaria.

Com isso em mente, pare alguns minutos, pegue papel e caneta e escreva como você gostaria que as pessoas vissem o seu negócio? Quais seriam os adjetivos que gostaria que as pessoas falassem sobre ele?

Feito isso, você acabou de idealizar o POSICIONAMENTO da sua marca.


Gostou? Conheça também outras bases do marketing para academias. Falamos também em outro post outras 4 coisas que você não sabe sobre marketing


Agora para cada adjetivo dado, encontre uma solução prática para que as pessoas vejam esses pontos. Por exemplo, se você escreveu “eficiente”, como vc pode fazer para que as pessoas vejam essa característica? Fazendo mais avaliações físicas? Engajando sua equipe? Auxiliando na parte motivacional e alimentar de seus alunos? Registrando os progressos e mostrando para seus prospects? Criando programas de resultados específicos? SIM para todas as perguntas!

Vendo essa estrutura, percebe-se que planejar seu posicionamento não é uma maratona de 42k, certo? Planejar não, agora colocar em prática é quase um decatlo. Deve ser praticado todos os dias em todas as esferas correspondentes à sua academia. Por isso, a importância de todas as etapas do planejamentos para que, quando for colocado em prática, não se perca o foco.

Não desanime se alguma ação não sair como esperado. Pelo contrário, encare isso como um aprendizado que te fará dar uma passo mais seguro depois.

Então, que esse autoconhecimento permita que o que as pessoas vêem seja o mesmo que te dá o brilho no olhar.


Se quiser saber mais o que podemos fazer para que você posicione melhor sua marca e use o marketing de maneira mais eficiente, conheça nosso trabalho de agência de marketing e comunicação para academias


Giulia Russo

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