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Se tem uma pergunta que precisa ser feita para o seu cliente, essa pergunta é: você nos recomendaria a um amigo?

Esse é o NPS (Net Promoter Score), é uma pesquisa que se faz para medir a performance da sua empresa. Quanto maior o NPS, maior o crescimento.

É simples, você faz essa pesquisa entre seus clientes, e eles respondem a pergunta com uma nota de 0 a 10, onde 0 é “não recomendaria de forma alguma” e 10 “certamente recomendaria”.


Você pode usar o CRM da academia para alcançar seus alunos e fazer essa pesquisa.


Os indivíduos que respondem de 0 a 6 são chamados de detratores, os que respondem 7 e 8 são neutros e os que respondem 9 e 10 são promotores.

Basta subtrair a quantidade de promotores da quantidade de detratores e se tem a porcentagem do Net Promoter Score.

Esse índice é usado por empresas de todos os segmentos, resultados positivos são considerados bons e acima de 50% são considerados excelentes.


Essa é mais uma estratégia para medir se de fato o relacionamento com os clientes está indo muito bem!

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Foto do escritorVitor Kawa


No relacionamento com o cliente conseguimos criar um paralelo com dois tipos de pessoas que todos já conheceram (ou conhecerão) um dia: a “academia pegadora” e a “academia para casar”.


O relacionamento com o cliente pode ser muito subestimado por todos os colaboradores da academia. Isso porque ainda está muito enraizada a cultura de que “quanto mais, melhor” e não “quanto melhor, maior o lucro”.


Para entender melhor vamos voltar naquele paralelo entre pessoas que conhecemos. Pense naquela pessoa que para ela o mais importante no relacionamento é a conquista. Aquela que se adapta aos gostos do novo alvo para provar para si mesma que consegue ter mais quantidade em não necessariamente qualidade, que não entende a personalidade da pessoa que está no processo de conquista e que presta mais atenção na beleza exterior que no que realmente acontece lá dentro. A academia pegadora é assim! É aquela que faz aquela promoção super competitiva, investe apenas na beleza física de seu espaço, que promete mundos e fundos e quando o beijo (matrícula) acontece, acabam as cantadas, a atenção dispersa, a importância afunda.


Você pode se perguntar: “-ah, mas a pessoa já se matriculou, então já está comprometida por um tempo pelo menos”. Para você que pensa assim, tenho uma triste notícia para te dar... Se você não mudar, vai acabar sozinho.


Você pode não saber mas, enquanto isso, a pessoa que se deixou levar pelos seus encantos agora está se sentindo enganada esperando aquela mensagem no dia seguinte. Agora pense nisso a longo prazo, como isso vai impactar na imagem da empresa, na renovação, nas vendas por indicação, na credibilidade dos resultados da academia, experiências negativas geram emoções negativas... daí a fama de pegadora traz a conotação negativa na maioria dos casos.


Agora pense naquela pessoa que trata quem gosta com respeito, que ouve o que a pessoa tem a dizer, que conhece suas vontades mesmo sem a pessoa precisar pedir, que conquista com suas ações. Então, quando o inevitável beijo (matrícula) acontece, ela intensifica esse relacionamento e faz com que a pessoa a admire cada dia mais, incentiva seus sonhos, passa segurança e eventualmente se torna indispensável, e todo mundo diz, essa aí é pra casar.



A academia pra casar tem sua imagem de excelência por consequência do seu relacionamento, da comunicação, do interesse, da entrega. E a gente sabe que quem tem um relacionamento assim não quer perder, então a renovação acontece porque já se sabe que o resultado é garantido e até surpreendente, o famoso estilo Rodrigo Hilbert de ser.


Você tem que conhecer as ferramentas que podem tornar seu relacionamento feliz e duradouro, como fatos sobre o marketing que vão te surpreender!


E por em prática essas ferramentas em todos os níveis da academia, como divulgar as campanhas na academia, fazer o consultor de vendas quebrar objeções e, principalmente, ser confiável .


Pergunte a si mesmo, qual dessas duas academias você acha que gasta menos energia e tem mais retorno? Tente formular os porquês de isso acontecer e como você pode reerguer o relacionamento com seus clientes e investir em quanto melhor, maior o lucro!


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Sim, a propaganda sempre será a alma de qualquer negócio!



Primeiramente, escolha os temas, os locais e as peças de comunicação, como banners, cartazes, folders.

Lembre-se da dica de ouro do marketing e comunicação da academia. As peças de comunicação precisam chamar a atenção!

Então, a comunicação impressa precisa ser gigante! E a comunicação nas redes sociais precisa ser maravilhosa!


Outra dica é a divulgação boca-a-boca do conteúdo da campanha. Ela deve ser feita pelos professores da academia. Esses profissionais podem vestir uma camiseta da campanha, o que deixaria os alunos curiosos.

Também é muito importante usar a rádio da academia

Para obter sucesso em sua campanha de divulgação é fundamental a participação de todos os colaboradores: recepcionistas, faxineiros, professores, coordenadores e proprietários. Como é difícil reunir todos em um só horário, sugere-se que faça plantões em todos os horários.

Paralelamente à propaganda visual (cartazes), vem o trabalho contínuo do professor, devido a sua proximidade e maior contato com os alunos. Ao gestor cabe explicar aos professores o mecanismo e a importância da campanha de vendas e cobrar deles a sua divulgação junto aos clientes.



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