No relacionamento com o cliente conseguimos criar um paralelo com dois tipos de pessoas que todos já conheceram (ou conhecerão) um dia: a “academia pegadora” e a “academia para casar”.
O relacionamento com o cliente pode ser muito subestimado por todos os colaboradores da academia. Isso porque ainda está muito enraizada a cultura de que “quanto mais, melhor” e não “quanto melhor, maior o lucro”.
Para entender melhor vamos voltar naquele paralelo entre pessoas que conhecemos. Pense naquela pessoa que para ela o mais importante no relacionamento é a conquista. Aquela que se adapta aos gostos do novo alvo para provar para si mesma que consegue ter mais quantidade em não necessariamente qualidade, que não entende a personalidade da pessoa que está no processo de conquista e que presta mais atenção na beleza exterior que no que realmente acontece lá dentro. A academia pegadora é assim! É aquela que faz aquela promoção super competitiva, investe apenas na beleza física de seu espaço, que promete mundos e fundos e quando o beijo (matrícula) acontece, acabam as cantadas, a atenção dispersa, a importância afunda.
Você pode se perguntar: “-ah, mas a pessoa já se matriculou, então já está comprometida por um tempo pelo menos”. Para você que pensa assim, tenho uma triste notícia para te dar... Se você não mudar, vai acabar sozinho.
Você pode não saber mas, enquanto isso, a pessoa que se deixou levar pelos seus encantos agora está se sentindo enganada esperando aquela mensagem no dia seguinte. Agora pense nisso a longo prazo, como isso vai impactar na imagem da empresa, na renovação, nas vendas por indicação, na credibilidade dos resultados da academia, experiências negativas geram emoções negativas... daí a fama de pegadora traz a conotação negativa na maioria dos casos.
Agora pense naquela pessoa que trata quem gosta com respeito, que ouve o que a pessoa tem a dizer, que conhece suas vontades mesmo sem a pessoa precisar pedir, que conquista com suas ações. Então, quando o inevitável beijo (matrícula) acontece, ela intensifica esse relacionamento e faz com que a pessoa a admire cada dia mais, incentiva seus sonhos, passa segurança e eventualmente se torna indispensável, e todo mundo diz, essa aí é pra casar.
A academia pra casar tem sua imagem de excelência por consequência do seu relacionamento, da comunicação, do interesse, da entrega. E a gente sabe que quem tem um relacionamento assim não quer perder, então a renovação acontece porque já se sabe que o resultado é garantido e até surpreendente, o famoso estilo Rodrigo Hilbert de ser.
Você tem que conhecer as ferramentas que podem tornar seu relacionamento feliz e duradouro, como fatos sobre o marketing que vão te surpreender!
E por em prática essas ferramentas em todos os níveis da academia, como divulgar as campanhas na academia, fazer o consultor de vendas quebrar objeções e, principalmente, ser confiável .
Pergunte a si mesmo, qual dessas duas academias você acha que gasta menos energia e tem mais retorno? Tente formular os porquês de isso acontecer e como você pode reerguer o relacionamento com seus clientes e investir em quanto melhor, maior o lucro!
Clique aqui se você quer conhecer mais sobre o nosso trabalho de agência de marketing.
Clique aqui para ver um depoimento de um cliente nosso sobre o trabalho de agência de marketing.
Comments